Ano novo, Casa Nova

Final de ano é sempre uma das épocas em que mais trabalho, como arquiteta muitas pessoas vem a mim pedindo para ajuda-las a renovar sua casa para receber amigos e familiares nos períodos de festas. E a preocupação maior é ter um espaço bonito para mostrar aos seus convidados.

Porém quando o ano passa será que a nossa casa está realmente preparada para ser pratica, agradável e bonita para nós mesmos durante o novo ano? Será que ela é funcional? Será que quando você precisa encontrar o material escolar do seu filho, ou o documento do carro isso está em um local de fácil acesso?

Pois bem, a sua casa deve ser pratica o suficiente para te facilitar durante seu dia a dia e não te atrapalhar.

Sempre que eu recebo uma encomenda de um novo projeto faço questão de conversar com todos os usuários deste projeto, se é uma casa quero falar com todos os membros da família que ali vão morar, porque cada um deles vai me passar necessidades específicas do seu dia a dia e da sua forma de interagir com o ambiente.

Antes de iniciar qualquer reforma na sua casa, tenha consciência do que sua família precisa, liste as particularidades de cada um. Isso será muito importante para você planejar sua casa nova. Feito isso vamos a algumas dicas de como renovar seu lar.

Primeiro, faça uma limpa nas coisas que você não usa mais, muitas vezes achamos que não temos espaço suficiente, porém na verdade está tudo mal organizado. Tenha em mente que se você não usou nos últimos 12 meses aquela blusa então você não gosta dela e provavelmente não a usará nos próximos 12 meses. Só este desapegar já fará sua casa ter uma cara nova.

Segundo, agora que você terá mais espaço porque tirou um monte de coisas velhas que não usa é hora de pontuar o que te incomoda em relação aos móveis e decoração. Reformar pode ser algo muito caro, porém não precisa ser algo que te impeça de modernizar.

Vamos focar em 3 pontos para iniciar: Piso, Parede e Forro.

Estes podem fazer uma enorme bagunça na sua casa então pense bem se realmente vale a pena investir neles, pois vai demandar tempo e dinheiro. Se você tem um porcelanato ou cerâmica em casa, e quer trocá-la pense em talvez usar um piso flutuante por cima dele, como piso laminado ou piso vinílico, isso fará uma enorme diferença em custo e tempo na sua reforma. Mas se prefere o piso frio pense em colocar piso sobre piso, lembrando de comprar a argamassa especifica para este serviço.

Quando ao forro, se você tem forro de gesso, o ideal é manter ele e trocar a iluminação, para isso é interessante contratar um profissional para te ajudar no cálculo correto de iluminação para cada ambiente. Caso não tenha forro não precisa fazer, você pode utilizar trilhos e luminárias de sobrepor que ficam belíssimas com um ar moderno em estilo urbano industrial.

Quanto as paredes, esta parte é mais fácil, existem diversos revestimentos que você pode usar, acredito que mudar as paredes é o que mais causa impacto no visual da sua casa. Hoje temos papeis de parede belíssimos, revestimentos cerâmicos, adesivos e os novos revestimentos em 3D que simulam formas incríveis, são rápidos e fáceis de instalar.

Por último vamos para os mobiliários e objetos decorativos. Aqui você pode acertar ou errar muito. Quando for escolher os objetos leve em consideração uma paleta de cores que você vai utilizar, por exemplo defina se sua decoração vai ser quente ou fria, se for quente você pode utilizar os tons mais puxados para os amarelos, laranjas e vermelhos, caso queira frio, tente utilizar os objetos mais acinzentados, lembrando que nada impede de você ter uma decoração fria e ter objetos quentes para dar um contraste. Porém a grande parte do seu ambiente deve ser frio.

Espero que estas dicas te inspirem a renovar sua casa este ano, e lembre-se a renovação começa de dentro pra fora.

Pammela Resende Menezes

Arquiteta e Urbanista

pammela@arquitetapammela.com

Instagram: @parm.arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *